Sistema de Excelência em Gestão Sindical (Segs)
O Sistema de Excelência em Gestão Sindical (Segs) é um programa que incentiva o desenvolvimento da excelência na gestão das Federações Estaduais do Comércio e de seus sindicatos filiados, por meio de critérios baseados nos fundamentos do Prêmio Nacional de Qualidade (PNQ). O objetivo do Segs é permitir à s entidades sindicais identificar o grau de desenvolvimento (maturidade) da sua gestão nos quesitos associativismo, representatividade, estrutura diretiva, gestão financeira e produtos e serviços oferecidos. Além disso, o programa visa capacitar seus lÃderes em práticas gerenciais de reconhecida excelência, que possibilitem incrementar a atuação dos sindicatos e das Federações do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. Possibilita também o compartilhamento de práticas gerenciais de sucesso (benchmarking) e proporciona o crescimento individual dos lÃderes e executivos sindicais e, conseqüentemente, das entidades e das empresas representadas.
Com a implantação do Segs, os lÃderes e executivos sindicais terão uma ferramenta para auxiliar na elaboração e no acompanhamento do planejamento estratégico de suas entidades; na implantação de planos de ação e na construção de indicadores de desempenho estratégicos e gerenciais dos processos-chave; na realização de ampla avaliação gerencial do sindicato, analisando e aperfeiçoando as práticas de gestão da entidade; e na disponibilização de produtos e de serviços compatÃveis com as necessidades das empresas representadas.