Já está disponível, no Portal da Anvisa, o novo formulário para notificação de eventos adversos envolvendo cosméticos. O documento, de fácil preenchimento, permite que o cidadão comunique à Agência qualquer problema relacionado a esses produtos.
O envio do formulário passa a ser automático, o que possibilita maior praticidade e simplificação do processo, eliminando a etapa de envio do formulário pelo cidadão notificador.
A expectativa é de que, com este novo formulário, a qualidade das notificações seja ampliada. Isso porque o novo procedimento reduzirá o recebimento de notificações de reações adversas com dados incompletos ou incorretos que retardam a identificação dos possíveis riscos à saúde e a adoção de medidas sanitárias para proteção da saúde da população.
O Formulário complementa o sistema Notivisa para o registro de problemas relacionados ao uso de produtos cosméticos. O Notivisa foi desenvolvido para receber as notificações de incidentes, eventos adversos (EA) e queixas técnicas (QT) relacionadas ao uso de produtos e de serviços sob vigilância sanitária.
Para o novo formulário, acesse o endereço: http://www.anvisa.gov.br/
A contribuição da população é fundamental para o aperfeiçoamento do sistema de vigilância pós-comercialização dos produtos cosméticos, de higiene pessoal e perfumes comercializados no país, norteando as ações regulatórias no mercado brasileiro.
Fonte: ANVISA