- Informativo

Entrevista Sergipe Notícias Alex Garcez, presidente do Sicofase

Alex GarcezO presidente do Sindicato do Comércio Farmacista de Sergipe (Sicofase), Alex Garcez, fala sobre os resultados do setor, que cresceu em Sergipe. Entretanto, lembra das dificuldades que podem levar o mercado de farmácias para o centro da crise econômica

Sergipe NotíciasO que o mercado de farmácia tem representado em Sergipe? Considerando que foi um dos poucos setores que cresceram na economia em 2015?

Alex Garcez – O segmento de farmácia realmente tem representado para o nosso estado uma surpresa, pelo crescimento de 10,5% comparado aos últimos 12 meses. Motivado pelas aberturas de novas lojas em todo o estado, e com o reconhecimento do Governo de Sergipe, readequando as alíquotas de ICMS do setor, em favor de toda a categoria, no varejo e atacado.

SN – Quais são as dificuldades que o setor farmacista enfrenta em Sergipe?

AG – Nós que trabalhamos no setor diariamente, sofremos com a concorrência desleal praticada pelas grandes redes, grandes corporações, que vem para nosso estado com seus incentivos negociados do estado de origem. Outra dificuldade é encontrar profissionais qualificados no mercado para atender todo o setor. Temos que ter esse custo inicial para capacitar os profissionais, antes de colocar para vender. Pois medicamentos são mercadorias importantes e não podem ser comercializadas sem conhecimento. Outra dificuldade que temos nas farmácias do nosso estado, é importar 80% do nosso estoque derivado dos estados vizinhos, como Bahia, alagoas e Paraíba, ficando com os preços de compra mais elevados no produto final.

SN – Quais as ações do Sicofase em favor dos seus associados?

AG – O Sindicato tem como objetivo levar o máximo de ações para seus associados, como desconto diferenciado na venda do caderno de preço sugerido pelo Governo Federal, através da CMED e distribuído pela ABCFARMA, nós oferecemos a coleta dos insumos medicamentosos vencidos e avariados, a logística reversa, para incineração dos mesmos com preço diferenciado das demais empresas que existem no mercado, disponibilizamos o aumento do mix de produtos nas lojas dos nossos associados, protegida por decisão judicial, promovida pela 5ª vara do TRF da 1ª Região/DF. Sala para os associados, equipada com ar-condicionado, computadores e espaço para treinamentos com a capacidade para 25 pessoas, além dos cursos para vendedores de farmácia, com carga horária de 60 horas para os profissionais. Temos como serviços conveniados como a Pinheiro Vigilância, faculdade FASER/FACAR, OSAF plano funeral, certificação digital da FECOMERCIO-SE, acompanhamento das convenções coletivas de trabalho, informações através de e-mail, whatsapp e site com informativos de interesse de toda a categoria, atualizado diariamente. Mantemos uma representação junto aos parlamentares, buscando regulamentações de leis em beneficio da categoria.

SN – O que se pode esperar da economia para o setor de farmácia em 2016?

AG – Sobre a economia, não temos muitas perspectivas para 2016, começamos o ano com o aumento da alíquota do ICMS estadual, que onera os preços dos nossos produtos, provocando em nosso setor o aumento dos descontos para o usuário de medicamentos.  Com a queda das vendas no primeiro mês do ano, já temos empresários fazendo ajuste nos seus custos, inclusive fazendo demissões do seu quadro pessoal, conforme os renomados economistas, o ano de 2016, será igual ou pior do que o ano de 2015, e isso reflete no mercado de Farmácia. Não queremos provocar demissões, pelo contrário. Queremos ter mais oportunidade de geração de empregos em nosso setor. Teremos que trabalhar muito e ser mais criativos para superar todas essas mudanças que estamos passando.

AG – O sindicato tem se preocupado sobre o assunto, tanto que elaboramos um curso de 60 horas para capacitação da equipe de vendas, para está pronto no momento do atendimento, tirando duvidas e orientando seus clientes de forma correta o uso dos medicamentos. Evitando assim a probabilidade do consumo inadequado da medicação. O mais correto é procurar a orientação Farmaceutica.

About Assessoria de Comunicação

Read All Posts By Assessoria de Comunicação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *