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CRESCIMENTO FARMACÊUTICO SERÁ DE ATÉ 14% NESTE ANO

Ostentando alta no faturamento de 12,25% de janeiro a agosto deste ano frente a igual período de 2015, as 27 maiores redes de farmácias do País devem fechar 2016 com crescimento entre 13% e 14%, como prevê a Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma). No Ceará, os números seguem parâmetros próximos dos nacionais, estima o Sindicato do Comércio Varejista dos Produtos Farmacêuticos do Estado do Ceará (Sincofarma-CE), que congrega 1.600 lojas, tanto as pertencentes às redes como as que são independentes.

O diretor presidente do Sincofarma-CE, Maurício Filizola, destaca que, diante da crise econômica, o consumidor está mais cuidadoso com os gastos, focando no que é considerado essencial, como os medicamentos vendidos nestes estabelecimentos. “O que há muitas vezes é uma transferência dos recursos de outros setores para o setor farmacêutico”, defende.

“O crescimento das grandes redes é muito focado em abertura de novas lojas e gestão de estoques. Uma diferença que existe entre elas e as farmácias independentes é exatamente o fato de que elas têm gestão de estoque próprias, tem centros de distribuição. É como se elas tivessem distribuidoras próprias de medicamentos”, acrescenta o presidente executivo da Abrafarma, Sérgio Mena Barreto. Isso é fundamental para que o cliente chegue em uma farmácia e sempre consiga o medicamento do qual ele precisa. “Nesse nosso setor ter falta de produtos é algo muito grave. O consumidor não perdoa. Ele acaba mudando de farmácia”, ressalta.

O crescimento das farmácias em rede, segundo ele, também tem como méritos a constância nos lançamentos e o treinamento eficaz dos funcionários.

Mais 18 mil lojas

“A gente acha que esse crescimento vai se manter nos próximos anos”, prevê o presidente executivo da Abrafarma. Os 27 integrantes da associação, segundo ele, abrem em média 500 lojas por ano no Brasil. Barreto estima que ainda “cabem” no País mais 18 mil lojas de grandes redes, além das já existentes.

“Onde tiver uma loja ineficiente independente, a loja de rede vai estar presente. Os associados da Abrafarma só estão presente nos 600 maiores municípios do Brasil. Existem quase 6 mil municípios. Há muito espaço ainda para avançar”, prevê.

Grandes redes

As redes de grande porte estão tomando o espaço das farmácias independentes no mercado nacional. A representatividade das grandes redes em relação ao volume de vendas cresceu de 42% para 56% entre 2007 e 2015. Enquanto isso, as lojas independentes encolheram de 55% para 30%, segundo o IMS Distribution Services.

Veículo: Diário do Nordeste

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