- Notícia

Tomar antibiótico até o fim pode ser desnecessário, diz pesquisa

A forma como os médicos recomendam o uso de antibióticos pode ser a causa da resistência bacteriana. É o que sugere uma nova pesquisa, publicada no periódico científico British Medical Journal (BMJ). Os cientistas concluíram que os pacientes devem ser encorajados a tomar o medicamento até se sentirem melhores a fim de evitar o uso excessivo.

No artigo, dez especialistas da Universidade de Oxford e do Serviço de Saúde Pública da Inglaterra disseram que a atual recomendação da OMS – que reforça a necessidade de tomar antibióticos até o fim da prescrição médica – não tem base científica e deveria ser descartada. A organização diz que a administração integral é necessária a fim de evitar formas mais resistentes das doenças. No entanto, os pesquisadores dizem que isso, na verdade, estaria aumentando o risco.

“Historicamente, essa conduta em relação a antibióticos foi criada pelo medo do tratamento insuficiente, quando não havia preocupação com o uso excessivo”, disse Martin Llewelyn, principal autor do estudo. “A ideia de que interromper o tratamento antibiótico antes do prazo determinado incentiva a resistência a antibióticos não tem suporte de evidências. Enquanto isso, tomar antibióticos por mais tempo do que o necessário aumenta o risco de resistência.”

Ainda, os cientistas disseram que existem poucas pesquisas sobre a duração ideal do uso de antibióticos, que pode variar de pessoa para pessoa e que, também, pode depender do histórico de cada um.

Existem doenças em que as bactérias podem se tornar mais resistentes caso o medicamento não seja suficiente, como a tuberculose. O principal argumento, no entanto, segundo os especialistas, é que a maioria das bactérias estão espalhadas pelo ambiente sem causar problemas à saúde – as pessoas ficam doentes apenas quando elas atingem a corrente sanguínea. Ou seja, quanto mais essas bactérias estiverem expostas a antibióticos, maiores as chances de desenvolver resistência.

Original : http://veja.abril.com.br/saude/tomar-antibiotico-ate-o-fim-pode-ser-desnecessario-sugere-pesquisa/

 

About Assessoria de Comunicação

Read All Posts By Assessoria de Comunicação