- Boletim, Notícia

Pela primeira vez, pesquisa mundial sobre técnicas de aplicação de insulina inclui dados brasileiros

De 23 a 25 de outubro, em Roma, na Itália, será realizado o Forum for Injection Technique & Therapy Experts Recommendations – FITTER. O evento faz parte de uma rodada de encontros periódicos de especialistas na aplicação de insulina que discutem temáticas relacionadas aoDiabetes. Os debates são baseados em pesquisas feitas com educadores em diabetes e pacientes de 41 países e, pela primeira vez, o Brasil participou, levando a realidade brasileira para ser debatida.

Cerca de 150 profissionais, entre médicos, enfermeiros, psicólogos e educadores de 41 países vão revisar a literatura atual sobre o tema e discutir com base no questionário de 13 mil pacientes sobre técnicas de aplicação de insulina. Representando o Brasil, estarão Dr. Márcio Krakauer, Dr. Augusto Pimazoni Neto e Dra. Denise Franco. “O objetivo do FITTER é revisar a literatura e criar um conjunto de recomendações sobre técnicas de injeção, infusão – que é a bomba de insulina – e segurança com base em evidência, que são os questionários”, explica Dr. Márcio. Após o workshop, é publicada uma revista com as novas recomendações, que se torna referência mundial na área deDiabetes.

A pesquisa brasileira foi realizada com 255 pacientes de cinco centros de referência nacionais: São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, Uberaba e Brasília. Saber aplicar corretamente a insulina é fundamental para que o tratamento doDiabetes seja eficaz. Um estudo brasileiro que contou com o apoio da BD, empresa norte-americana de tecnologia médica, revelou que apenas 63% realizam o rodízio do local das aplicações de forma inadequada, 8% não fazem o rodízio. O FITTER será transmitido pela internet. Quem tiver interesse em acompanhar as apresentações e debates, é só acessar:www.fitter4diabetes.com

Fonte: ANVISA

 

About Assessoria de Comunicação

Read All Posts By Assessoria de Comunicação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *